quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Carta a um amigo

Não te escrevo de longe, nem para saber se está tudo bem, muito menos até para contar novidades. Talvez então possa dizer que te escrevo para guardar no papel aquilo que foi a construção da nossa amizade. Aquilo que começou por ser uma amizade muito "terrena e gélida", muito na base de colegas que apenas trabalham para alcançar objectivos juntos e que hoje é uma relação que não implica só entreajuda e companheirismo. Implica muito mais. Cumplicidade, compreensão, divertimento. Implica respeito e sinceridade. Implica confiança. Implica abertura e honestidade. Implica um grande apoio, não só profissional como emocional. Raramente eu consegui estar ao pé de ti e estar triste ou preocupada com algum tipo de problema. Porque a tua atitude sempre demonstrou segurança e alegria. Conseguia, nem que fosse por momentos, afastar as coisas menos boas e mais tarde, via-as com outros olhos. Aprendi imenso contigo. Aprendi a confiar, a acreditar, a saber distinguir sentimentos que muitas vezes nos enganam, aprendi a “aprender”de outras formas, coisas diferentes. Ensinaste-me a guardar segredos e que nem sempre os nossos problemas são o fim do mundo. Ensinaste-me que a amizade não tem preço, muito menos padrões de idade. Ensinaste-me que vale a pena lutar por algo que merece todo o nosso esforço e dedicação. Ajudaste-me a ficar mais madura. A famosa frase, “ah pois é, isto é experiência de vida, minha filha!” já passou a fazer parte do teu vocabulário perante o olhar atento da aprendiza. Na maré dos ensinamentos vinham também lições de vida e cada história mais obscura e estranha que me fazia sempre levantar o sobrolho e desconfiar: “Estás armado em meu paizinho, agora?!" (lol). Transpareces uma grande alegria de vida, muitas boas expectativas e raramente os teus mil e um serviços te fazem recuar, porque tens sempre uma palavra a dizer, seja de conforto, de ensinamento ou de humor. Estás sempre presente para tudo e para todos. Tens um coração enorme e por isso eu te respeito e te admiro. Por seres o óptimo amigo em que te tornaste e que hoje sei com toda a certeza que poderei sempre contar. Não entendamos isto como “lamechices”, porque de todo não o são. Muitas destas palavras são apenas o espelho daquilo que sinto e penso, honesta, pura e simplesmente. Já dizia Juan Luís Vives: “ Nenhum espelho reflecte melhor o homem do que as suas palavras”. Se algum dia não estiveres presente, sentirei a tua falta. Porque já me habituei à tua presença, é sempre alegre e faz-me sempre sentir melhor. Não é fácil começar uma nova vida num lugar estranho e ter a sorte de encontrar um bom amigo como tu. Mas acho que me apaixonei. Por este viver, estas gentes, estas caras. Mas um dia que tenha de deixar tudo aquilo que agora construo com tanto carinho e alegria, levo uma certeza: terei sempre a lembrança de um bom amigo que aqui encontrei e que nunca vou esquecer. Hoje, tenho a certeza, que pelos menos tu, fazes parte daquela imagem que outrora tive, sentindo que mudar para outro sítio me traria algo de muito bom.
Sem mais a dizer, fico por aqui.

Para um amigo “grande” e também um grande amigo, deixo isto apenas:

“Amizade:
Não é receber é dar,
Não é magoar, é crer,
Não é criticar, é apoiar,
Não é humilhar, é defender,
Não é julgar, é perdoar,
Não é esquecer, é lembrar.
Amizade é simplesmente gostarmos acima de tudo da pessoa a quem enviamos esta mensagem.”

2 comentários:

Anónimo disse...

:') k carta tao gira :')

es mm lamechas... nc mais aprendes...

e k nem me dei ao trabalho de ler td pk ja me tava a sentir sensivel...

ah pois e... sera k sabes kem fala? suponho k sim...
n ha ng tao espectacular como eu... XIIIIUUU e k nem tentes em rsp... levas ja!

bem... vou-te deixar em paz... senao daki a 20 min telefonas-me a exigir boleia pra praia... e dp tou lixado ;)

juizo***

Anónimo disse...

Eu não sei quem é o gajo mas gostava de conhecer tal tipo deve ser mesmo espetacular.
Era mesmo isto que eu queria...
esse gajo deve ter montes de gajas aos seus pés. Ele deve de ir a passar e é só chamadas para o inem, solicitando apoio médico prás garinas.